segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

nº 129 - Nível


Qual é o significado do instrumento “Nível” na Maçonaria?

Como resposta, temos a dizer que o nível é o símbolo da igualdade, não somente entre os membros da Fraternidade, mas de toda a humanidade.

A Maçonaria ensina que o ser humano é fruto do Grande Arquiteto do Universo,  que todos os homens foram criados por Ele na sua natureza, com certos direitos inalienáveis de vida, liberdade, e o direito de ser feliz.

Isto  não significa, entretanto,  a  não consideração das distinções devido ao mérito, ou a graduação e posição pela virtude de dádiva especial ou treinamento ou perseverança.

Certamente, todos os homens são iguais na sua natureza, sujeito às mesmas enfermidades, tendo o mesmo amor divino, e como  evento derradeiro, a morte, seguindo as imutáveis leis de Deus.

Mas alguns homens, pela disciplina, treinamento e o uso próprio de dons e  inteligência, fornecidos pela natureza, escala um ou vários degraus acima do nível comum.

Desse modo, a  esta  igualdade  maçônica está sujeito o personagem mais poderoso e elevado, como o mais humilde dos iniciados,  que não se distingue por outro título senão o de  “Irmão”.  Como  foi dito, o  que pode distinguir  os Maçons e conduzi-los aos altos cargos é o mérito e também as virtudes e o talento,  que é a base das democracias (N. Aslan).

O Nível lembra ao  Maçom  que todas as coisas devem ser consideradas com serenidade igual, e o seu simbolismo tem como corolário noções de medida, imparcialidade, tolerância e igualdade, como também o 
correto emprego dos conhecimentos (Ragon).

M.´.I.´.Alfério Di Giaimo Neto
CIM 196017  

Nenhum comentário: